Mês do meio ambiente
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado anualmente em 05 de junho. Essa data foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, com objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Atualmente, existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele, como parte de seu compromisso por um mundo melhor. A Universidade de São Paulo toma inúmeras medidas para ter atitudes que minimizem os efeitos nocivos ao planeta. Em cada uma de suas unidades existe uma comissão USP Recicla responsável por conscientizar e garantir que nossos recursos naturais sejam respeitados e utilizados de forma correta.
Na Faculdade de Odontologia de Bauru não é diferente, os grupos PET Odontologia e PET Fonoaudiologia associados à Comissão USP Recicla do campus sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Carolina Magalhães elaboraram uma agenda de eventos a fim de comemorar e promover atitudes mais sustentáveis.
Programação Oficial:
01/06/16:
11h30-13h30: Alerta no Restaurante Universitário sobre o desperdício de alimentos com enfeites confeccionados pelos alunos do PET utilizando materiais recicláveis.
06/06/16:
7h30-7h50 e 13h30-13h50: Entrega do composto produzido no Campus USP Bauru e sacolinha de lixo para carro nas portarias da universidade
15/06/16:
11h30-13h30: Alerta no Restaurante Universitário sobre o desperdício de alimentos/ Lançamento da campanha JUNHO MAIS LARANJA!
18h30-21h30:
Palestra “Campus USP Bauru e o meio ambiente” (Eng. Simone Berriel) no teatro universitário;
Coquetel especial com enfoque no aproveitamento completo dos alimentos;
Feira de trocas de CDs, livros e acessórios;
Oficina de artesanato em parceria com o Centro Cultural “transformando CDs e filtros de café usados em um lindo porta copos”.
Acreditamos que propondo atividades que estimulem a reutilização e troca de itens seja possível mostrar a todos como diminuir a produção de lixo. Cabe a todos nós cuidarmos do planeta.
Não custa nada repetir que cada pessoa pode tomar atitudes simples para ajudar: não jogar o lixo no chão, economizar água na hora do banho, apagar luzes ao sair dos ambientes, desligar computadores quando não estiverem em uso, separar o lixo reciclável, evitar o uso de produtos que poluem o ar.